Análise fundamentalista - Sistema Diamante 2024

Escolhi as três ações a seguir para fazer a análise. CMIG3 e KLBN11, tenho na minha carteira e VIVA3 foi por curiosidade, já que foi citada na aula prática. Gostaria que minha análise fosse avaliada para eu saber se fiz certo.

Concluí que, de forma geral, por ter atendido a todos os itens de avaliação para selecionar uma boa ação, verifiquei que KLBN11 é a melhor, pois apresenta boa performance, tem risco controlado, isto é, há geração de caixa suficiente para pagar seu passivo e seu preço é de relativo baixo custo. Assim, me parece um bom ativo para operar com Opções (isso eu ainda tenho que analisar na plataforma de operação com opções, eu acho). Não pesquisei mais sobre a empresa porque acho que por enquanto tenho que fixar esta análise mínima.
CMIG3 teve sua análise comprometida na performance, onde a sua eficiência medida pela Margem líquida aparece baixa (abaixo dos 20%). Na questão do Risco , a relação EBITDA/Passivo circulante é menor do que 1, o que mostra que a empresa está endividada. E o seu preço foi impactado pela relação P/VP que tem o seu valor acima da média (não consigo explicar o efeito deste índice no preço do ativo). Para mim, é um ativo que tem um preço razoável e pela empresa ser sólida e ter baixo valor de dívida (Dívida líquida/EBITIDA = 0,9), acredito que, ainda assim, seja um bom ativo para operar com Opções
VIVA3 tem impactos na performance e me deixou confusa pelo fato de não ter lucro recorrente mas ter receita crescente. Mas a Margem confirma sua baixa eficiência, já que não atende ao requisito indicado de ser maior que 20%. É uma empresa que está endividada e não possui boa alavancagem mas apresenta bom preço. Portanto, por não atender completamente às exigências propostas, não parece ser uma boa escolha para investimento.

Vou fazer alguns comentários sobre esses ativos logo aqui abaixo:

KLBN11

Lucro líquido crescente, mas teve impacto negativo em alguns períodos, como 2015, 2019 e 2020.

Gostaria que o lucro líquido dela fosse mais consistente ao longo dos anos.

Mas será que ela tem possibilidade de continuar crescendo o seu lucro?

Vai depender se ela consegue aumentar os investimentos com um retorno acima do custo de capital, senão ela vai precisar ficar tomando dívidas para financiar cada vez mais os seus lucros.

O capital total investido é dado pelo patrimônio líquido + dívidas. Podemos ver que esse investimento tem crescido ao longo do tempo.

Porém, o retorno sobre o capital investido é relativamente baixo, fechando 2023 abaixo de 8% e se mantendo ao longo dos anos abaixo da taxa base de juros.

A margem de lucro está até boa, mas não é consistente, o que é fundamental para uma empresa que perpetue os seus resultados.

Alavancagem, ao meu ver, é relativamente alta, com 4,9x de dívida em comparação ao Ebitda.

Isso faz com que a empresa tenha uma péssima cobertura de juros, onde basicamente toda a sua geração de caixa é para pagamento de juros da dívida.

Dessa forma, essa não seria uma empresa que optaria por colocar na carteira.

CMIG4

A empresa, além de ter lucros consistentes, possui lucro crescente.

Por mais que ela não tenha uma margem tão atrativa, ela consegue crescer seus investimentos com o crescimento de retorno sobre o capital investido acima do custo de capital (ou taxa de juros), abrindo espaço para continuidade no crescimento.

Possui uma liquidez corrente de 1,3x o que não demonstra risco de insolvência e a sua cobertura de juros vem crescendo bem, mostrando que a empresa está ganhando eficiência e se desafogando quanto ao pagamento de juros.

Sua alavancagem está relativamente baixa e vem diminuindo cada vez mais, mostrando que isso tem melhorado a questão da cobertura de juros.

Quanto a relação EBITDA/Passivo Circulante, de fato esse valor está abaixo de 1 e pode ser que a empresa precise tomar mais dívidas para cobrir com o seu passivo de curto prazo.

Essa seria, talvez, a grande ressalva para com a empresa.

Seria uma empresa que trabalharia para efetivar lançamentos, visto que ela está negociando com um P/L de 5,3x e a mediana dos últimos 5 anos é de 7,7x, havendo espaço para um upside nos próximos meses.

VIVA3

A Vivara é uma empresa do varejo de luxo e apresenta excelentes resultados.

  • Lucro líquido consistente e crescente.
  • Investimento crescente.
  • Retorno sobre investimento acima do custo de capital
  • Margem de lucro muito boa (em comparação ao varejo) de 18%.

Embora, a alavancagem seja baixa (1,5x) e a liquidez boa (3x), o índice de cobertura de juros dela está em 3,6x, mostrando que ainda está comprometendo o caixa para pagamento de juros da dívida.

Além disso, seu passivo circulante ainda está maior que o EBITDA, o que pode levar a companhia a tomar mais empréstimos ou diminuir seu Patrimônio Líquido para girar sua operação no curto prazo.

A relação P/L também não é das menores, então esse seria um ativo que só trabalharia se estivesse mais descontada.

No mais é isso! Fiz esse comentário trazendo uma visão um pouco mais superficial sobre os números.

Obs.: Utilizei o investingpro para pegar os gráficos.

1 curtida

Obrigada pelas considerações. Agora, pude perceber que há outros índices a se considerar para uma boa análise das ações como ROIC, Margem Líquida, Índice de Cobertura de Juros, que até vi você e o Hilton falarem nos videos e lives mas para mim, ainda preciso estudar e me familiarizar mais com todos eles. Com relação a KLBN11, como falei, se fosse considerar friamente somente a elegibilidade de cada item da planilha, no meu entender é uma ação que estaria apta a ser escolhida para compor uma carteira mas as suas considerações me abriram um olhar de alerta bem significativo. Sobre a CMIG3 acho que fui um pouco melhor na análise mas, obrigada pelos detalhes. Agora a VIVA3 , acho que fui num caminho totalmente oposto ao seu em termos de análise. Este valor de 3,6x do índice de cobertura de juros , como se interpreta este valor? Que número é considerado razoável? No caso de P/L da VIVA3, pelo Status Invest seu valor atual é de 19,8%. Como eu não imaginei como considerar o valor alto ou baixo, me baseei pela média (24,48%) e por isso classifiquei como baixa. CONCLUSÃO: preciso estudar e praticar mais. rsrsrs

Perfeito! Continue praticando e pegando esses pontos em destaque. Aos poucos vai ficar boa nessas análises.

O índice de cobertura de juros é perigoso quando vai ficando mais próximo de 1x, pois a empresa geraria caixa só para pagar juros de dívida.

Não há um número exato ao que demonstra ser saudável ou não, mas é importante identificar a tendência desse índice… Se ele está caindo e indo para próximo de 1x ou se está subindo.

1 curtida