As duras lições da "Ganância"

Durante o ano de 2022, ao seguir uma recomendação do Opções e Oportunidades, abri uma Compra a Seco de Call em PETR4. Só que, inadvertidamente, em vez de alocar 0,5% do capital na operação (conforme recomendado), aloquei 5%!

Alguns minutos depois de montar a operação, percebi meu erro e tinha definido em meu Plano de Operações abortar aquelas em que eu cometesse erros operacionais, como este.

E aí bateu a ganância! Como o preço tinha subido ligeiramente, já estava dando algum lucro. Acreditei que o preço ia subir mais e, negligenciando meu Plano de Operações, decidi manter… Resultado, o preço voltou ao longo do tempo e, em vez de desistir e seguir meu Plano, ainda que atrasado, não aceitei perder pouco e segurei até o vencimento, porque o capital investido era considerável e me recusava a perdê-lo. A perda foi total!

A consequência é que todas as operações seguintes só têm servido para recuperar a perda pela negligência.

Decidi compartilhar esta experiência com todos da Comunidade como um alerta!

  • Primeiro, sugiro elaborar um Plano de Operações e principalmente o sigam!
  • Se cometeu um erro operacional, cai fora! Não tente explorá-lo, porque a operação não está perfeitamente configurada, independentemente do tipo de erro.
  • É muito importante ser disciplinado! Na verdade, é bem difícil ser consistente nisso, mas é fundamental! Seguir o que planejou sem hesitar!
  • Cuidado com aquele ímpeto de pegar um pouquinho mais! Às vezes, na obsessão de querer mais um pouquinho, pode acabar perdendo muito se o mercado virar.
  • De olho sempre na relação custo-benefício! Ao chegar nos 80% de lucro, ao insistir, está arriscando esses 80% para ganhar só mais 20%. Isso me lembra da Lei de Pareto :wink:

UFAC :vulcan_salute: :wink:

9 curtidas

Ótimo insight @alanzeidan!

Mais vale uma operação segura e constante, do que colocar o (possível) número final a frente de tudo, se esquecendo de qualquer possibilidade de catástrofe.

Mas no fundo, isso só vem com o tempo, né? Experiências.

Quem nunca resolveu molhar o pé mais do que devia e acabou se arrependendo depois… :rofl:

4 curtidas

Muito bom seu testemunho Alan.

É importante ter um plano para agir quando as coisas derem errado.

Mas é isso… Operando e aprendendo sempre hehe

2 curtidas

Após o testemunho do Alan, ainda no tema ganância, gostaria de contribuir com a sugestão de que evitem o Day Trade.

No início é possível ter consistência, mantendo a disciplina com um minicontrato (índice Bovespa ou dólar), limitando os ganhos e perdas com objetivos bem definidos. Mas o problema é quando se ganha confiança e se “aumenta a mão”. Diversas vezes os ganhos de dez pregões se transformam numa grande perda de um único dia.

3 curtidas

@alanzeidan

EXCELENTE depoimento. Todos nós temos que ter em mente que entrar no mercado sem um plano bem estruturado é a receita para o fracasso.
Muito obrigado por compartilhar, via de regra as pessoas só desejam externar o que aconteceu de bom, quando na realidade aprendemos muito mais com erros, nossos e de outros.

Abs,
Claudio Silva

3 curtidas

Grande @alanzeidan, ganância é fogo mesmo. Também já tive meus momentos onde ao invés de pegar os 80% saí com menos de 5%. Hoje o que recomendo é:

  1. Abra a operação com o valor que deseja para opção;
  2. A operação foi executada?
    2.1 Calcule a porcentagem de ganho que deseja obter, provavelmente se for um LS os nossos 80%. Abra uma boleta agendada no robô neste valor com o vencimento dela coincidente com o vencimento da opção.

Se a operação não foi executada bora buscar outra oportunidade.

Estou estudando o post que a @JehnifferSantana fez sobre Stop Gain Móvel no PNT.

Isso pode ajudar a segurar a ganância, por exemplo ao chegar nos 80% de um LS o STOP Gain móvel entra em ação.

Ótimo testemunho Alan.
Nessa vida que escolhermos tomar sempre somos tentados a olhar mais para o possível resultado do que para a possível perda. Controle emocional de fato é o que nos mantem vivo no mercado!

Abraços!

Vou acrescentar ao relato de Alan a minha recente lição de ganância. Eu estava com um strangle aberto (por mim, sem recomendação) há cerca de um mês no mercado americano, o tempo todo com algum lucro ou prejuízo, sempre pequeno (ação tava bem estável), e dois dias antes de expirar vi que preços e volatilidade mudaram, resultando em 60% de lucro.

Ao invés de cair fora (e eu disse pra mim mesmo que era pra fazer isso), resolvi esperar mais um dia pois ainda tinha mais uns 10% de lucro pelo valor extrínsico que ia desaparecer, se o preço permanecesse estável como ficou por quase um mês!! Um dia depois o mercado deu a louca, resultando em uns 60% de prejuízo. E se eu não tivesse saído pra parar a sangria, o prejú ia ser bem maior (fui no short strangle, estratégia de risco ilimitado).

Algumas lições:

  • não escutar o diabinho no ouvido dizendo pra ficar só mais um pouco…
  • seguir mais à risca os ensinamentos do curso, e sair antecipado com lucro parcial, se o lucro já está bom, principalmente em estratégias mais arriscadas, como a que eu estava.
  • definir um valor de saída (prejuízo máximo), pois se o mercado virar com muita velocidade, a pessoa precisa ter velocidade e serenidade. Eu quase que travava quando vi a bronca.

Hoje no opções e oportunidades USA eu segui a recomendação de sair antecipado de uma operação com lucro parcial, bom e garantido. Tem coisa melhor?

2 curtidas

Que massa o seu depoimento @eduardo. Obrigado por compartilhar!

Pode revelar para nós qual foi a sua rentabilidade e renda nesta operação? :smiley:

Olá @brunomonteiro, essa recomendação do opções e oportunidades USA me gerou 1,8% de lucro em 3 dias, já descontadas taxas e comissões pagas. Sensacional para uma operação de geração de renda, praticamente sem risco de perda permanente.

Calculei a rentabilidade dividindo o crédito que ficou comigo pelo valor que eu travei (100*strike das PUT) pro caso de ser exercido. É isso, certo?

Sim o calculo é esse mesmo