Dúvida em parâmetros para DPs em 3 Tranches

Olá,

Estou começando a trabalhar com 3 Tranches, mas tem 2 parâmetros que ainda não tenho confiança em definir.

1. Período de amostragem: estou usando 1 ano mais ou menos, mas para não ter muitas variações que normalmente seriam fora de um desvio padrão normal do ativo estou escolhendo regiões que não contenham grandes variações. É realmente necessário esse cuidado?

2. Preço de referência: estou usando o último preço do período de amostragem, mas acho esse parâmetro muito sensível para ser definido dessa forma. Seria melhor usar um preço de média de um último período de calmaria nos preços ou como poderia ter um método para definir esse valor?

Muito obrigado pessoal!

Olá, tudo bem? Vamos lá:

1 - O ideal é pegar uma amostra de, pelo menos um ano, pois quanto maior o período, menor será o efeito de variações fora do normal (outliers). Se vc remover os períodos de grandes variações ou selecionar períodos específicos, o resultado poderá não ser coerente.

2 - Quanto ao preço de referência há duas formas:

• Pegando o último preço e analisando dali para frente ou
  • Pegando um preço passado intermediário para ver onde o preço atual se encontra.

Se vc usar um preço médio de um período de calmaria, cairá no mesmo problema do item anterior, seus dados não vão se basear na realidade do preço, que pode oscilar livremente.

Abraços

Entendi, MUITO obrigado!

Imaginando então pegar o último preço (que entendi ser o último preço da amostragem, como o Leo passa nas aulas). Quando imagina que seria bom acabar esse período de 1 ano de amostragem?

Ou seja, quanto tempo entre o final do período de amostragem e o dia que começo a estudar para fazer as operações? 3 meses? 6 meses?

Claro que não existe um número mágico, pergunto para ter uma idéia de grandeza apenas.

Obrigado!

Eu costumo fazer os estudos uma vez por mês, então basta vc definir uma data fixa, pode ser no começo do mês, ou no dia em que as opções mensais expiram, por exemplo. E miro como data do estudo o dia do vencimento da opção que desejo operar.

Por exemplo, se vou operar com as opções de novembro, que vencem em 14/11, o estudo seria para 24 dias úteis.

Também funciona para um período maior de 3 ou 6 meses, dependendo das opções que vc irá operar. Mas ai seria mais para o mercado americano, pois no brasileiro as opções longas não tem liquidez.