Dúvida sobre dupla residência fiscal (Brasil e Portugal)

Fala pessoal,

Alguém aqui na comunidade tem residência fiscal no Brasil e mora no exterior? Descobri a pouco sobre a saída definitiva e o impacto que isso tem nos meus investimentos e conta corrente. Se alguém já passou por isso e sabe o melhor caminho, eu agradeço.

Obrigado

1 curtida

Acredito que o @noslein possa ajudar nessa.

1 curtida

Ola @pedrosavi ,
A coisa é bem complexa e ainda varia de pais para pais(acordos de nao bi tributação)
Se você não fez a declaração de saída definitiva você é conciderado residente fiscal no brasil por 12 meses( verificar o tempo) depois passa a ser considerado residente exterior

Um residente no exterior não tem direito a ter conta normal no brasil e nem investir, precisa ter conta de não residente e investir por um gestor de recursos de terceiro no brasil ( em resumo ele investe por você)

Se você investir mesmo assim (em renda variável) voce é obrigado a entregar sua declaração de imposto de renda, e fazendo isso , passa novamente a ser considerado residente fiscal no brasil

E é agora que as coisas complica kkkk

Como você esta morando no exterior voce tem duas residencia fiscais , tem que fazer a declaração de ir nos 2 paises

E nas duas tem que declarar toda sua renda e bens

Se o pais não tiver acordo com o brasil, voce pagara o imposto 2 veses (uma em cada pais de acordo com os % do pais, isso para sua renda e para seus inventimentos, por exemple no brasil os dividendos nao sao tributados mais em o exterior sim mesmo se recebeu no brasil)

Se o pais tiver acordo vai depender do acordo mais a mairia das veses é voce paga no pais em que recebeu e no autro pais voce pagara a diferença se o imposto for maior

Por exemplo lucro no brasil em ação é 15% no brasil e se no exterior for 20% entao paga 15 no brasil e 5 no exterior.

Mais ai é so para ter uma ideia, varia muito de paus para pais e de qual tipo de imposto

1 curtida

Muito obrigado pela resposta

Oi @pedrosavi,

Esse é o meu caso, pois moro em Lisboa. Contudo, ainda não fiz a minha saída definitiva do Brasil e tenho isso como meta para ser resolvido ainda neste mês de março/23.

Vou entrar em contato com alguns contadores que me indicaram para ver qual deve ser o caminho para resolver isso.

Abs,

Alexander

@Alexander_Appel ontem contratei uma consultoria para tirar minhas dúvidas. Já que nosso caso é parecido podemos conversar para trocar experiencias ai te envio meu contato