Boa noite. Uma das formas de saber se uma ação está barata é pelo earning yield, sendo a fórmula o (Lucro por ação/preço por ação)*100, gerando um valor em %. Alguém poderia me responder quanto seria uma porcentagem atrativa para considerar que ação está barata, lógico não levo apenas esse indicador para considerar se está barata ou não.
Fala Vinicius!
Um Earning Yield alto indica que a empresa está gerando muito lucro em relação ao preço de suas ações, sugerindo que ela pode estar subvalorizada.
Isso pode ser atraente para investidores que buscam lucros em potencial a um preço relativamente baixo.
Essa métrica é útil para comparar empresas do mesmo setor ou para avaliar se os lucros estão compensando o investimento no preço atual da ação.
Essa métrica também pode ser comparada à taxa Selic, para verificar se a ação oferece um retorno superior em relação a alternativas de menor risco.
Eu pessoalmente prefiro analisar o indicador inverso, que é o Preço sobre o Lucro (P/L), comparando o indicador com a série histórica da empresa e com a média do setor onde ela atua.
Então quando estiver abaixo do P/L médio, indica que está barata, e acima caro?
Não é possível afirmar que uma empresa está barata ou cara apenas analisando um indicador.
Se o P/L estiver abaixo da media histórica, isto pode indicar que a empresa possui um potencial de valorização do seu preço de negociação. Mas também é preciso avaliar outros fatores, como a lucratividade, a capacidade de geração de caixa e os riscos.
Se a empresa está com problemas, pode ser que nunca mais volte ao nível de P/L que apresentava quando era lucrativa.