Dúvida - Venda de PUT sem ter a ação na carteira

Pessoal, boa tarde.

Uma dúvida sobre venda de PUT.

Suponhamos que aquela pessoa não tem a ação Petrobras na carteira, mas aquela pessoa gostaria muito de fazer uma operação de venda de PUT da Petrobras, é possível só fazer venda de PUT?

Se sim, qual o risco que tem de fazer uma operação de venda de PUT sem ter a ação na carteira.

Fala Marcos, tudo bem?

Na venda de PUT, também conhecida como Lançamento Sintético, você não precisa ter a ação, somente precisa ter o capital necessário para comprar a ação, em caso de exercício.

Por exemplo, se você vender 100 PUT de PETR4 no preço de exercício (strike) R$40,00, estará recebendo uma taxa para assumir a obrigação de comprar a ação por 40,00. Se a PETR4 ficar abaixo de 40,00 no dia do vencimento, a corretora fará automaticamente a compra de 100 ações da PETR4 por 40,00, e vc será debitado em 4000,00 (mais as taxas). Logo, você não precisa ter as ações para vender PUT, só precisa ter o capital para assumir a compra em caso de exercício.

Nessa operação a corretora irá chamar margem de garantia, ou seja, você precisará ter o capital em conta (ou aplicado, desde que a corretora aceite como garantia) para que a corretora permita a venda. A corretora irá inclusive permitir que você tenha um capital menor do que o necessário para comprar a ação.

Tem este artigo que fala mais sobre o Lançamento Sintético:

@hiltonnakamura
Obrigado pela explicação.