Iron Condor BOVA11 - Como melhorar?

Olá Pessoal, bom dia!

Há uns 2 anos Iron Condor (porque foi a única estratégia que aprendi) com a função de gerar renda mensal (sei que ela não é a melhor opção) e gostaria de sugestões de como operar ela da melhor maneira (ou às vezes nem operar e aprender outras estratégias melhores). Mas antes acho válido explicar como faço para alguém dar uma análise completa.

Pontos principais: Uso Bova11, lanço descoberto e sempre faço o modelo mensal. Para isso tenho uma grande parte da carteira alocada em Tesouro Selic, o que a corretora XP entende como uma excelente garantia para permitir essa alavancagem. Nos limites superior e inferior tentamos sempre colocar 4 ou 5 reais de distância e as travas sempre a 3 reais de distância, todos com as mesmas quantidades.

E na hora de escolher a quantidade sempre colocamos o valor em 25% da garantia em Tesouro Selic. Exemplo: se tem 100 mil aplicado em selic a operação vai alavancar até apenas 25 mil reais.

Cenário 1: O ativo fica entre os limites inferior e superior. Resultado: Fazemos a rolagem para o mês seguinte embolsando o valor do mês anterior e renovando a operação para o mês seguinte.

Cenário 2: O ativo passa levemente algum dos limites. Resultado: Fazemos a rolagem reposicionando novos limites de maneira a encaixar no novo valor do BOVA11 e consequentemente o valor embolsado é reduzido, mas nestes caso ainda acontece.

Cenário 3: O ativo passa 3 ou + reais de algum dos limites. Resultado: Fazemos a rolagem de maneira a melhorar gradativamente a posição dos limites, usamos tudo de tal maneira a não ter lucro nem prejuízo e, caso necessário, aumentamos a quantidade de papéis (como ela está em 25% da garantia, entendemos que até 50% ainda podemos movimentar). O objetivo é nos meses seguintes posicionar novamente a Iron Condor com os limites no local correto e voltar para o cenário 1 ou 2.

Essa estratégia nos permite ter ganhos nos cenário 1 e 2 em praticamente 10 de 12 meses no ano (dado que o BOVA11 lateraliza a maior parte do tempo).

E então, alguma sugestão de como fazer melhor? Alguma sugestão de uma operação ainda melhor?

Fala @Romao !!

Muito legal ver como gosta de executar o Iron Condor.

Eu, particularmente não gosto muito da estratégia por ter um viés muito especulativo. Comumente, uso as opções apenas como forma de potencializar meus retornos no médio e longo prazo nas ações, reduzindo os preços de forma artificial.

Ao meu ver, o tem alguns cuidados que precisa tomar:

  • Alavancagem: Se você pegar uma movimentação forte do mercado por dias ou meses subsequentes, pode simplesmente dizimar o capital.
  • Cenário: A operação tem dado certo porque nesses últimos anos o mercado tem trabalhado com o a volatilidade baixa e de forma mais estável, sem grandes movimentações. Contudo, é importante ficar de olho se as condições mudarem e o mercado ficar mais direcional.

Essas seriam as contribuições que poderia dar, visto que já vi muita gente perdendo dinheiro com a estratégia.

Caso os colegas queiram compartilhar, seria legal ver como outros tem abordado.

1 curtida

Interessante Léo, realmente quando aprendi não tinha estes pontos em consideração.

Aqui no seu curso aprendi a Trava de Calendário que achei bem interessante e comecei a usar.

Quais estratégias direcionais você acha melhor que a condor e possivelmente melhor para eu estudar? Aprendendo estratégias melhores, penso em abandonar esta anterior. O que me atrai nestas estratégias é uma possibilidade de renda, acho interessante.

Hoje você está só no Brasil ou nos EUA também?

Só nos EUA por enquanto. Até hoje não consegui concluir a abertura da conta na Tasty Trade.

Coloquei a minha esposa como conta conjunta e ela precisa enviar todos os documentos dela também.

Para estratégias direcionais, gosto de ações de boas empresas que estão negociando abaixo do valor intrínseco para compra de opções longas. Só que no Brasil isso acaba sendo inviável.

Pensei em mandar boa parte do patrimônio para lá quando pegasse confiança. O mercado de opções nos EUA é muito melhor, certo?

Eu acho melhor por causa da liquidez, por causa das plataformas disponíveis e diversidade de ativos para trabalhar.