Qual é a sua opinião sobre parcelamento de compras?

Fala, pessoal!

Eu nunca tive o costume de fazer compras com pagamentos em parcelas, sempre preferi juntar o dinheiro antes e pagar à vista.

O fator psicológico de saber que existem coisas pendentes para pagar não ajudam muito na minha ansiedade kkk :sweat_smile:

Mas fiz alguns testes e com um momento mais favorável para renda fixa, alguns casos até valem a pena. Mas ainda assim, ainda não consegui me adaptar.

E por aí… vocês costumam parcelar as compras que fazem no cartão de crédito?

3 curtidas

Boa tarde, financeiramente acredito que sempre fará sentido parcelar, contanto que seja sem juros e não haja desconto à vista.
Faz algum tempo que praticamente tenho pago tudo que compro no cartão de crédito, no mínimo 30 dias p frente, se forem gastos recorrentes mensais não parcelo (mercado e gasolina por exemplo, para não acumular o uso de um mês com o pagamento de outro e vice-versa), já qualquer outra compra que não se enquadre nisto (troca de um móvel, vigem, aquisição de algo novo, manutenção do carro, etc) , já vem a pergunta “até quantas vezes sem juros?” E ainda dá pra levantar uns pontinhos no cartão de crédito.
Claro que além de um bom controle pra não cair no juros rotativo do cartão, o que uma planilha simples do excel e/ou app dão conta, é necessário um limite do cartão um pouco acima do seu custo mensal, pois cada parcelamento irá comprometr seu limite até todas parcelas serem pagas.

3 curtidas

Eu tambem entendo quem muitas vezes compensa parcelar
mais no brasil muitos preços são colocados ja calculando qui darao 10% de desconto a vista ou divide em X sem juros

Pessoalmente eu detesto dever, a ainda tenho dificuldade em equilibrar as contas em casa, e segurar a mulher para nao gastar o cartao kkkkk

tambem depende do valor ou urgencia, por exemplo se precisar trocar a geladeira vou tentar parcelar em 10x sem juros e nao tocar na reserva de emergencia
ou vou pegar da RE e conciderar uma divida comigo mesmo e aportar X a mais todo mes na RE até recuperar o valor emprestado

1 curtida

Eu curto muito este conceito de você criar uma divida com si próprio, preferencialmente com juros altos :sweat_smile: Meu pai me ensinou isso há alguns anos e ajuda muito.

2 curtidas

Até ano passado usava raramente o cartão de crédito, depois conheci o mundo das milha kkkk
Se o valor for 5% mais barato avista , é se for de valor pequeno pago em dinheiro senão faço parcelado mesmo.

2 curtidas

Acredito muito que o cartão de crédito pode ser um excelente aliado para quem sabe utilizar.

Aqui em casa temos algumas regras na utilização do cartão de crédito:

  1. Só compramos qualquer coisa parcelada se temos o dinheiro para fazer a compra pelo preço dobrado no valor à vista;

  2. Parcelar somente se não tiver juros;

  3. E parcelar no máximo em 3x.

E tenho mais duas estratégias para analisar se faço ou não uma compra, que é uma “lista de desejos/wishlist”. É bem caseiro e no bloco de notas mesmo hehe

Essa lista me ajuda a refletir se realmente preciso de comprar aquilo e analisar se não é só impulso mesmo. Afinal, não podemos esquecer que a utilização do cartão de crédito querendo ou não é uma dívida futura.

Mas como o @Mateus bem pontuou, depois que descobri as milhas e já tomei a decisão de comprar algo, sempre priorizo comprar por sites que me ajudam a juntar pontos. É uma excelente forma de “remunerar” o que já gastei.

Vamos viajar pela 2ª vez utilizando as milhas sem pagar nada pelas passagens. Super recomendo!! :rocket::dollar::luggage:

1 curtida

Eu era muito adepto ao parcelamento e, principalmente sem juros.

Até porque aquele dinheiro poderia ser alocado em algum investimento e, no final, você acabaria pagando mais.

Mas teve algo que fez com que tivesse que rever isso.

Em um dado momento, fui olhar a minha fatura, no início do mês, e já tinha batido o teto.

Em teoria não poderia nem comprar comida se quisesse manter os custos no limite aceitável.

Eu entendi que, se não houvesse um controle, as coisas podem acabar indo MUITO mal.

Felizmente eu tinha o dinheiro para arcar e poder extrapolar um pouco os gastos.

Mas uma regra que coloquei é: As parcelas não podem comprometer 30% do seu limite mensal.

Assim fica mais fácil e simples de se fazer um controle.

2 curtidas

Olá pessoal. Aqui em casa hoje em dia o objetivo é sempre acumular pontos para troca por passagens aéreas :airplane: . Desta forma basicamente pagamos tudo no Cartão de Crédito. Só pagamos a vista quando o desconto compensa. Nessa modalidade também preferimos parcelar em no máximo 3 ou 4 vezes, mas quando a grana aperta ou o valor é alto daí parcelamos em até 10 vezes, mesmo que tenha um pouco de juros.

1 curtida

Sempre compro tudo no crédito, pois utilizamos inicialmente o dinheiro do banco, que nos financia, para no vencimento da fatura do cartão utilizar o dinheiro próprio. Até lá, pode-se fazer o recurso próprio render pelo menos 1% a.m. Exemplo, fatura R$ 10.000, 1% gera cerca de R$ 100.

Para parcelar faço a mesma conta, com o valor de referência de 1% a.m., ou seja, se quero parcelar em 5x e a loja dá 5% de desconto no crédito em 1x, vale a pena pagar em 1x, pois junta mais pontos de milhagem em menos tempo (triste que o cartão Pão de Açúcar deixou de valer a pena).

Para descontos de 10% ou acima, aí que se justifica ainda mais passar em 1x, mas sempre no crédito.

De qualquer forma, como disse o Julius, pai do “Todo mundo odeia o Cris”, “Se eu não comprar nada, o desconto é bem maior”…kkkkk

4 curtidas