Qual software você recomenda? (Comparando Aplicativos)

Olá pessoal!
Testar novas aplicações para gerenciar os investimentos é sempre trabalhoso e pode render pouco resultado. Mas se somarmos nossas experiências ruins e boas, podemos reduzir cada vez mais o trabalho perdido.
Então eu pergunto:
QUAL SOFTWARE VOCÊ RECOMENDA?
Liste os prós e os contras de forma técnica para que, de tempos em tempos, os moderadores da comunidade possam reunir os dados. Com o tempo, estas postagens podem se tornar fixas, facilitando para todos nós compararmos qual software se encaixa mais ao seu perfil de administração e execução dos investimentos.

2 curtidas

Olá, @Branco.

Saudações candangas :slightly_smiling_face:

Pode ser mais claro quanto a que propósito este software deve atender? Software para qual atividade?

UFAC :vulcan_salute: :wink:

Oi @Branco! Também fiquei com a mesma dúvida do @alanzeidan.

Qual tipo de software você se refere?

Se for para gerenciar meus investimentos, eu uso o bom e velho Excel. No entanto, prefiro a versão do Google, disponível dentro do Google Docs, de forma gratuita. A vantagem é que fica tudo na nuvem e posso acessar de qualquer lugar.

Se você procura aplicativos de investimentos, por coincidência, fizemos um post sobre este assunto na semana passada.

Também entra no bolo a questão do Robô PNT. Afinal, não deixa de ser um software, né?

É mais ou menos nessa linha que você imaginou?

2 curtidas

Sim, o Excel e o Planilhas são bons softwares genéricos de controle mas não é um aplicativo financeiro propriamente dito. Serve para isso, por ser robusto e versátil, mas exige bastante trabalho quando o assunto é trabalhar com origens de dados e automação da tomada de decisão.

Quando propus o post pensei em aplicações mais como o PnT e o Profit mas não só elas, pois estas são de programação das negociações.
Entram também aplicações online como o OpLab mas o principal é o motivo pela qual usam ou não usam, o que mais gostam na ferramenta e o que acham que falta.

Por exemplo: Eu estou usando o PnT por motivo de custo mas não sei se prefiro me aprofundar no uso dele ou trocar para o Profit mesmo tendo que gastar um pouco.

Oi @alanzeidan!
Sobre as suas perguntas “Pode ser mais claro quanto a que propósito este software deve atender? Software para qual atividade?”
Depende!
Você recomendaria algum software financeiro?
Qual é o propósito dele?
O que você acha tão bom nele para recomendar?
Estou em busca de recomendações de softwares que a comunidade usa,
exatamente por que não é tudo que é bom para merecer uma “recomendação”.
Até fazer a tutoria com o Leo, eu não recomendaria nenhum software financeiro.
ZERO Literalmente!
Atualmente, se fosse recomendar algo, só recomendaria o Oplab como aplicação online
para análise e simulação de operações com opções. É o único que parece deixar mais
simples e fácil algo que é complexo além não ter visto nada igual no mercado.
:+1:

1 curtida

Sim @brunomonteiro.
Essa materia citando os “5 aplicativos…” é um exemplo de sugestão.
São boas sugestões mas não são recomendações pela falta de profundidade na avaliação.
Já estou buscando informações mais detalhadas sobre dois deles mas levará tempo para
ter uma opinião qualificada que eu possa definir se recomendo ou não.
Como “comunidade” devemos diminuir esse retrabalho trocando informações e opiniões
que acelerem nossa evolução.
A segunda matéria do PnT é bem a cara da recomendação que estou buscando.
Diz para que serve, como funciona, fala um pouco das vantagens e desvantagens.
Eu não desisti de testar o PnT e ainda estou estudando ele, mas só que já usou ele
e outro poderia recomendar por experiência.
Eu ainda estou longe dessa condição…
Muito grato!
Foi um bom exemplo…
:pray:

1 curtida

Grande @Branco,

A pergunta ainda continua um pouco vaga. Pelo que entendi das mensagens que todos estamos trocando aqui, sua pesquisa tem o objetivo de definir uma suíte de ferramentas para operar no mercado de opções usando as técnicas que temos aprendido e internalizado no Sistema Diamante.

A questão aqui é que provavelmente você não terá uma resposta muito clara, porque cada pessoa tem suas convicções e idiossincrasias com base em suas experiências. Além disso, como cada um tem uma disponibilidade financeira diferente para despender em recursos operacionais, as soluções que encontram acabam sendo condicionadas por isso e podem contribuir significativamente para as respectivas convicções.

De qualquer modo, segue o que eu uso:

  1. Para planejamento, controle da execução do planejado, controle financeiro de resultados e cálculo de Imposto de Renda:

    • No Brasil: sistemas em Excel e em Google Planilhas que eu desenvolvi
      • MOViZ v 1.91.3;
      • PIZ v 1.0; e
      • Planilha Diamante v 6.8.
    • Nos EUA: sistemas em Excel que eu desenvolvi
      • Sistema de Operações Estruturadas via Tastyworks (SIGOE-T) v 1.2.4; e
      • GCAP_EUA.
    1.1 ) Vantagens:
    • Custo zero dos serviços;
    • Personalização de coleta e manipulação de dados e informações; e
    • Independência de suporte técnico.
    1.2) Desvantagens:
    • Custo da plataforma Miscrosoft Office (mitigado, porque uso para várias outras atividades);
    • Dedicação de tempo para a construção e aperfeiçoamento das planilhas; e
    • Possíveis erros conceituais por eventuais lacunas de conhecimento técnico ou conhecimentos incorretos.
  2. Para planejamento, execução e manejo de cada estrutura:

    • No Brasil:
      • OpLab conta MAX; e
      • Opções e Oportunidades (recomendações da Invius);
      • PnT (para execução de ordens com mais efetividade e tempestividade); e
      • Home Broker da corretora (para execução de ordens que eventualmente não possam ser enviadas pelo PnT).
    • Nos EUA: Plataforma da corretora Tastyworks.
    2.1) Vantagens:
    • Simplicidade e usabilidade: facilidade de conhecer os recursos, de entender como funcionam e de empregá-los;
    • Mais clareza e precisão pela visualização bem organizada e intuitiva de gráficos de Payoff e de dados associados;
    • Maior consciência situacional sobre o que está acontecendo; e
    • Maior assertividade das operações (no caso do Opções e Oportunidades).
    2.2) Desvantagens:
    • Custo;
    • Pouca usabilidade do PnT; e
    • Dependência de informações (no caso do Opções e Oportunidades).

Que eu me lembre, é só tudo isso que eu uso :laughing:

Espero que isso ajude mais do que confunda eheheh

UFAC :vulcan_salute: :wink:

Show @alanzeidan
Esse é seu setup! E o que você pode recomendar…
Ficou ótimo!
Pra mim está bem claro.
Você optou por dar uma visão geral em vez de focar sua postagem em fazer um raio-x de apenas um ou ou outro, mas acertou em cheio na ideia de dizer:
O quê, porque, com prós e contras.
É com o tempo e a colaboração que teremos um conteúdo rico para a comunidade.
Pena que não posso ajudar como você…
Parabéns!
Mais alguém?

1 curtida

Eu uso atualmente o Excel para gerenciar minha carteira e controlar minha operaçoes en andamento

para a Carteira, usei por um tempo o Status Invest, gostava muito mais parei por ter que entrar as operaçoes manualmente (so pega automaticamente da B3 para quem ja tem conta so sistema antigo do CEI, entao para novos nao funciona)

Para operar uso o Profit Pro, pois é muinto completo e gratuito pela minha corretora

O Excel tambem permite tambem pegar informaçoes automaticamente do profit (obrigado @Leonilson por mostrar isso na aula)

algem ja testou o AGF+ ?

2 curtidas

Olá pessoal. Eu também utilizo o bom e velho Excel® junto à API do OpLab®. Vamos lá o que é isso? Sendo o menos técnico possível uma API é um programa que conversa com sua planilha Excel® e permite que você extraia informações de algum serviço da internet. Então eu utilizo o Excel® para sincronizar as informações do OpLab® de acordo com os dados que quero analisar.

Exemplos:

  1. Análise de volatilidade Nesta planilha eu sincronizo as informações de Cotação, Data e Hora da cotação, IV, IV Rank e IV Percentil do OpLab® e juntamente com as análises de Fundamentos e Preço consigo eleger determinadas estratégias. Isso não automatiza 100%, mas ajuda muito em observar como está a volatilidade dos ativos que elegi como boas empresas. A coloração das células é através da formatação condicional do Excel®.

  1. Análise de Desvio Padrão Em outra planilha, após realizar os cálculos de desvios eu utilizo os recursos do Profit Pro® para sincronizar o preço (salve @Leonilson) e com a formatação condicional do Excel® eu preencho as células dos desvios quando são atingidos. Isso ajuda muito a ver todos os ativos e se estão ou não nas regiões desejadas.

  1. Acompanhamento das operações Finalmente aqui é bem parecido com a planilha do Opp, só implementei algumas automações (programação VBA) para sincronizar os dados da entrada da operação e se as mesmas estão dando lucro/prejuízo.

O custo aqui fica no plano do OpLab®, contudo a API deles é liberada em todos os planos, mesmo o mais simples. Logicamente temos o custo do Excel®, mas ele é diluído no dia a dia, pois o utilizo para vários outros controles.

O meu desejo agora é unificar isso em um sistema/app com base de dados na nuvem. Talvez Python, Flutter ou outra qualquer que me dê produtividade. Assim tudo ficará integrado e conseguirei ser alertado para abrir ou fechar as operações.

2 curtidas

Muito interessante suas planilhas @Emerson

Eu tambem testei a API do OpLab mais em codigo c#
como voce penso que o ideal seria ter um sistema/app para facilitar as analyses

Se tiver autros pessoas que saiba programar aqui porque não criarmos alguma coisa juntos

1 curtida

Fala @Emerson ,

Muito boas dicas do uso da API integrando no Excel.
No meu github tem códigos simples, usando base de dados do Yfinance para calcular os desvios e o EWMA. Se quiser pode pegar lá.

Nos arquivos falta só uma atualização para pegar a ultima data, devo atualizar ainda essa semana. E colocar códigos para inserir a data de maneira manual tbm.

2 curtidas

Maravilha! Ontem mesmo eu já havia te seguido lá no Github. Vamos que vamos!

1 curtida

Eu me interessei pelo material do Leonilson também.
Estou esperando reduzir a demanda de desenvolvimento no trabalho,
que está exigindo aprender muitas linguagens diferentes e não sobra cérebro no fim do dia.

2 curtidas